DIY: t-shirt com estampa transfer + VIDEO

08:30

Voltei com mais um Do It Yourself (faça você mesmo) super legal pra vocês! E também com o primeiro vídeo do blog! Sabe quando tu quer muito uma camiseta com uma estampa específica, de uma frase, ou desenho que é especial pra ti, mas que tu não acha em lugar nenhum? Eu aprendi uma maneira bem fácil de fazer e vou ensinar aqui hoje!




Alguém aí já ouviu falar de transfer? É um tipo de estampa termocolante (que "cola" no tecido quando entra em contato com o calor). Basicamente é um papel especial onde é impresso um desenho que se transfere para o tecido quando tu passa o ferro quente por cima. Antigamente era muito comum, minha mãe sempre comprava em lojas de tecidos, mas hoje é bem raro de encontrar.

Hoje na maioria das papelarias tem pra comprar o papel transfer em branco, que foi o que eu usei pra fazer esse tutorial, e ele custa de 3,80 a 5 reais. Vamos começar com o tutorial, vou deixar o vídeo no final do post!


Material:




- 1 folha de papel transfer (R$ 3,80)
- Camiseta (eu usei uma blusinha branca que não estava usando muito)
- Tesoura
- Ferro de passar roupa

- Você também vai precisar do computador, para escolher uma imagem, e de uma impressora do tipo jato de tinta, impressora a laser não funciona com esse tipo de papel.


O primeiro passo é escolher a imagem/frase que você quer estampar e ajustar o tamanho dela. Antes de imprimir é necessário espelhar a imagem (virar ao contrário) em um editor. Porque na hora de estampar ela fica do lado inverso. Depois disso é só imprimir no lado branco da folha, o lado que é listrado fica pra trás. Eu esqueci de espelhar a imagem que eu escolhi, mas felizmente isso não afetou muito o resultado.


Com o desenho impresso, é preciso cortar todo o espaço em branco que fica em volta da estampa, pra não colar todo o papel na camiseta.



Feito isso, agora tu vai posicionar o papel na camiseta, onde tu quiser estampar, com o desenho para baixo. Dessa vez a parte listradinha do papel fica pra cima.

Aí é só ficar passando o ferro quente. Várias e várias vezes. Só não vai largar o ferro em cima e sair, se não é desastre na certa. O bom é ficar passando ele pela estampa, pressionando todos os cantinhos pra colar bem. Pode ficar uns bons minutinhos passando o ferro.



Se o tecido da t-shirt for mais fininho ou delicado eu indico colocar um lençol, ou outro paninho por cima do papel e só em cima desse passar o ferro, pois se não pode queimar a camiseta.


Depois que tu já cansou de tanto passar o ferro, dá uma espiadinha levantando de leve os cantinhos do papel pra ver se a estampa colou bem no tecido. Se sim, deixa esfriar um pouquinho e depois é só puxar o papel delicadamente.

Depois que você tirou o papel da estampa não pode mais passar o ferro por cima, por que aí vai derreter e grudar tudinho no ferro. Por isso passe bastante pra ter certeza que colou bem.



E pronto! A estampa fica bem bonita e tu só levou alguns minutinhos pra fazer. Mas tem um ponto negativo: a duração. O transfer não é um tipo de material que costuma durar muito. Depois de algumas lavagens ele logo começa a quebrar e descolar do tecido, principalmente se ele for de malha. Então essa técnica vale se tu quer muito usar aquela peça em uma determinada ocasião, e não se tu quer uma coisa que vai durar bastante.



Eu fiz um vídeo de todo o processo pra mostrar mais certinho como é. É o primeiro vídeo do blog, então não ficou lá aquelas coisas, eu não sei muito de edição, mas prometo aprender mais para trazer mais vídeos pra cá!


Me conta o que tu achou!


You Might Also Like

6 comentários

  1. Já tinha visto foto sobre isso, mas não um tutorial, gostei tá bem explicadinho.
    Adorei a ideia e a estampa que você escolheu ficou super legal!

    Beijos,
    http://bloglaizcomz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rejane!

    Muito legal o resultado, adorei! :)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bella! Eu estou adorando usar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Gente que legal isso!! Eu não sabia mesmo que isso funcionava!
    Já vou testar! hahah
    beijos
    www.compraseumfusca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, é super prático, o problema é que não dura pra sempre haha
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir