Trip nos Canions - conhecendo Cambará do Sul

19:01

Oi gente! Quem me acompanha no Instagram (segue lá @rejaneherzer) viu que eu andei viajando na semana passada para um lugar bem afastado porém incrível.

Montei um vídeo com os momentos mais lindos dessa viagem, é só dar o play! E mais pra baixo tem muitas fotos e muito mais detalhes desses dias que passei lá!

O destino escolhido foi Cambará do Sul, na serra gaúcha, quase divisa com Santa Catarina. A cidade é bem pequeninha mas a grandeza das paisagens é algo incrível. Cambará é conhecida por ser a terra dos cânions gaúchos.

Eu havia planejado ficar apenas dois dias lá, mas por causa do mau tempo acabei ficando um dia a mais e valeu muito a pena. Como eu fui sozinha, achei melhor contratar um guia para os passeios nos cânions. Pesquisei várias agências da cidade e acabei fechando com o Andrews, da Aparados Ecoturismo, e então deixei marcada a visita ao cânion Fortaleza e Itaimbézinho para a quinta feira.

No primeiro dia, quarta-feira, cheguei na cidade já de noite, então fui direto para a pousada me acomodar. Fiquei na pousada João de Barro, que é bem simples, mas super aconchegante e o atendimento dos donos é maravilhoso, eles foram super atenciosos.

Nesse dia fui jantar num restaurante chamado Pizza Retrô, que tem um ambiente bem bonito, todo decorado com antiguidades, discos de vinil e som de vitrola. Achei que o preço poderia ser melhor, mas mesmo assim valeu a refeição.

No dia seguinte era o dia que eu tinha marcado para fazer os passeios nos cânions, mas como o meu azar não é pouco a quinta-feira começou com chuva e ficou com o tempo feio o dia inteiro. Por isso não deu pra fazer as trilhas aos cânions. Como a previsão do tempo era boa para o dia seguinte, resolvi ficar mais um dia para conseguir fazer os passeios.

Na sexta-feira o dia amanheceu com um sol lindo e já cedo de manhã eu saí com o guia para começar o passeio. Fomos primeiro ao cânion Fortaleza, o mais extenso e de maior profundidade da região. O Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral e fica a 23km do centro de Cambará do Sul, sendo que somente 15km são asfaltados.

Chegando lá fizemos a trilha do Mirante, que tem mais ou menos 4km de percurso. E pela paisagem vale a pena cada metro de caminhada. É um lugar que te faz pensar no quanto somos pequenos e na força e energia que a natureza tem sobre nós.

Depois de descer do Mirante, partimos para a trilha da Pedra do Segredo. Nela a gente atravessa o rio bem em cima (na borda) da cachoeira do Tigre Preto. Confesso que eu fiquei tremendo de medo, tenho um certo pavor de água com correnteza, mas a vista lá de cima é incrível. Infelizmente não consegui ver a famosa Pedra do Segredo porque o lugar já estava fechado de neblina.

Depois de uma pausa pro almoço seguimos para o segundo passeio do dia, para o cânion Itaimbézinho. Este cânion fica no Parque Nacional Aparados da Serra, a 18km do centro de Cambará do Sul. Lá fizemos a Trilha do Vértice, passando por todos os mirantes. No Itaimbézinho também tem a Trilha do Cotovelo, mas como ela é mais extensa não deu tempo de fazer ela.

E então acabou o passeio! Mas foi muito bem aproveitado! Voltei pra pousada super cansada mas muito feliz.

Á noite saí novamente pra jantar, dessa vez fui num restaurante chamado Zuppa, que tem um ambiente muito gostoso, meio rústico, campeiro, bem acolhedor. Lá eles servem sopas, pizzas e petiscos e a comida é muito boa.

E por aí terminou minha viagem pra Cambará do Sul, fui embora bem cedinho de manhã no sábado. Espero que vocês tenham gostado desse post enorme e cheio de fotos, mas foi difícil resumir hehe.

Dicas importantes pra quem for visitar Cambará do Sul:

- confira a previsão do tempo antes de agendar a viagem;
- reserve pousada com antecedência;
- feche um pacote com uma agência da cidade, eles sabem dos melhores lugares, as melhores trilhas e vão poder te oferecer um passeio legal de acordo com o que tu gosta. Eu indico a Aparados Ecoturismo, que foi a agência que eu contratei.
- leve protetor solar e não economize no uso.  Apesar de ser serra, o sol também é bem forte lá;
- nos parques não tem nenhum lugar para comprar bebida nem fazer lanche, então leve água e algo para comer;
- leve uma quantia de dinheiro em espécie, pois a única agência bancária na cidade é o Banrisul e alguns comércios pequenos não aceitam cartão.

You Might Also Like

9 comentários

1. Cambará me deixa muito curiosa sempre, mas morro de medo de cair ali haha Minha irmã foi e contaram várias histórias trágicas pra ela e até agora não superei. Mas essas fotos lindas me convenceram que sim, eu realmente preciso conhecer esses tão famosos canyons!

Respostas
    1. Julia vai sim, tu não vai se arrepender nunca! Eu tenho trauma de altura e consegui ficar lá de boa. Na verdade vendo aquele paraíso a gente esquece totalmente dos medos e fica em paz! Quando tu for me conta! Quero saber!

Excluir
  2. As fotos ficaram lindas!!
    Eu amei conhecer o Fortaleza. Esse mês fui no Itaimbezinho, mas havia muita neblina e não foi muito proveitoso o passeio.

Beijos,
    Elisandra e suas UNHAS

ResponderExcluir
  3. Adorei o relato e as fotos. Tenho muita vontade de ir pra lá. Uma dúvida: tu foi de carro ou de ônibus?

Respostas
    1. Oi Melissa, que bom te ver por aqui!
      Eu fui de ônibus, mas só porque eu não tenho carro mesmo. O ruim é que só tem dois ônibus que vão pra lá: um que sai de Porto Alegre as 6h da manhã e outro que sai de Caxias do Sul as 17h (final de semana muda o horário em Caxias). E pra voltar de lá também é assim, praticamente só um horário no dia. Isso acaba limitando bastante e te deixando presa a horários. No meu caso foi uma pernoite a mais na pousada... Por isso digo que se tiver a condição de ir de carro é muito melhor.
      Mas mesmo com todos imprevistos valeu a pena demais! Se tu ir eu vou querer ver tuas fotos também!

Excluir
  4. Oi. Adorei tuas fotos e o vídeo, compartilhei no face, na minha página e na página do meu livro "A Magia e o Encantamento dos Cânions de Cambará do Sul" ficou muito lindo! Tu conheceu ou adquiriu meus livros?

Respostas
    1. Oi Jussara! Que bom que tu gostou! Infelizmente não tive o prazer de conhecer o teu trabalho, mas quando eu voltar lá vou procurar com certeza!

5. POUSADA JOÃO DE BARRO
    28/01/2016
    Olá!REJANE HERZER!
    Agradecemos sua opção por nossa hospedagem e aguardamos seu breve retorno. Também agradecimentos pela divulgação das nossas belezas naturais da nossa modesta e hospitaleira Cambará do Sul-RS, convide seus amigos e volte! Bjs!

Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo acolhimento e atenção de todos!