Mitos e Verdades sobre a Faculdade de Moda

09:31

Oi gente, tudo bem?

Hoje decidi voltar a falar sobre um assunto que há tempos não aparece por aqui: a faculdade de Moda. Estava sentindo falta de compartilhar e conversar sobre assuntos não tão superficiais por aqui e a faculdade é uma parte muito grande da minha vida e do meu dia-a-dia.

A Stéphanie, do blog Vou de Cinta Liga, que também é estudante de moda, publicou um vídeo na semana passada que foi quase um desabafo, falando sobre como as pessoas vêem os alunos da faculdade de moda, muitas vezes como burros. Eu super me identifiquei com tudo o que ela falou e decidi trazer esse tema pra cá também porque vale muito a reflexão.


O curso de Moda em si, como uma graduação, é um curso considerado muito novo no universo acadêmico e por isso tem muita gente que ainda não entende e tem um certo preconceito em relação a quem faz esse curso. E quando eu falo preconceito é porque as pessoas, quando pensam em moda, logo tem uma imagem fútil, de ser algo glamouroso, que não exige tanto esforço etc.

Hoje eu estou cursando meu 5º semestre na faculdade e depois de passar por tantas coisas posso mostrar pra vocês como as coisas realmente são. Então aqui vão algumas das coisas que a gente mais escuta e os mitos e verdades sobre a faculdade de Moda


"Mas deve ser muito fácil né? Vocês só tem que desenhar e costurar..."
Definitivamente não! A faculdade de moda exige tanto do aluno quanto qualquer outro curso. E ao contrário do que muita gente pensa a gente não aprende somente a costurar e desenhar, temos cadeiras (disciplinas) mais teóricas, estudamos cultura, história, sociedade, comportamento, custos, marketing, empreendedorismo e muito mais!

"Tem que saber desenhar muito bem né?"
Mito. Eu, por exemplo, nem gosto de desenhar e entrei na faculdade sem saber praticamente nada e isso não foi problema em nenhum momento. Ao longo do curso temos diversas cadeiras que nos ensinam as técnicas de desenho e o importante mesmo é conseguir expressar no papel as tuas ideias e que outras pessoas consigam entendê-las da mesma maneira.

"Faculdade de Moda é só glamour..."
Gente, o glamour só está naqueles minutinhos em que a modelo está desfilando na passarela, e só pra quem está assistindo, porque pode apostar que nos bastidores todos aqueles profissionais estão passando o maior perrengue pra que tudo saia perfeito. 

"Não precisa estudar nem escrever muito..."
Como eu já falei, a gente também estuda muita teoria, então isso inclui, óbvio, muita leitura, muito estudo, pesquisas, produção de textos e etc.


"Tu vai ser estilista então quando se formar..."
Não necessariamente. Existem muitas outras profissões na área da moda que podemos seguir depois de formados: modelista, produtor de moda, costureira, jornalista de moda, stylist, consultor de moda, pode trabalhar com fotografia de moda, figurino, design de superfície... Se eu ficar listando vai dar mais uns três parágrafos. Então pense que para uma peça de roupa, por mais básica que seja, chegar até o consumidor final, ela passou por vários desses profissionais. Então antes de chamar um aluno de moda de fútil, lembre que a roupa que você vai estar usando daqui uns anos vai ter sido pensada ou feita por ele mesmo!

"Quem cursa moda se veste de um jeito muito estranho"
Pra quem tem a mente fechada pode até ser. Mas vendo mais de perto, na minha percepção, a gente simplesmente vê que tem a liberdade pra usar o que quiser e o que faz se sentir bem. Claro que não é todo mundo que vai trabalhado no look fashionista, mas não tem nada de errado nisso e vamos combinar que julgar as pessoas pelo que elas vestem é vergonhoso. Apenas parem!


"É um curso muito caro"
Verdade. Claro que a gente sempre tenta ao máximo reduzir os gastos, tenta reaproveitar coisas que a gente já tem, recicla etc, mas tem disciplinas como Desenho de Moda, por exemplo, que exige materiais bem específicos, como tipos de papel e canetas especiais, que são bem caros e aí não tem como fugir. O jeito é pesquisar muito pra encontrar os melhores preços.

"Você faz coisas pra si mesmo"
Verdade também. Ao longo do curso, nas cadeiras práticas, produzimos várias peças e elas podem ficar pra nós mesmos depois. Eu já mostrei aqui no blog várias peças que eu fiz nas cadeiras de Costura e Modelagem e estou sempre usando elas.


Bom gente, então era isso! Espero ter esclarecido algumas coisas e se alguém tiver mais dúvidas sobre a faculdade e as disciplinas pode deixar aqui nos comentários ou me mandar por email que eu vou responder tudo!

Me contem também se vocês gostam desse tipo de post!

Até mais!

You Might Also Like

6 comentários

  1. A facul de moda tem quase os mesmos mitos da do design, que é a que eu faço. Muita gente entra no curso sem saber o que realmente vai acontecer e acaba desiludindo... Adorei o post, super importante e esclarecedor. Beijão

    www.coisadalud.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mulher, que post incrííível! Infelizmente não consegui abordar todos esses itens no vídeo, pois não quis me estender muito. Tu conseguiu fazer de forma clara um post que resume a vida do estudante de moda. Nossa, adorei!
    Teu blog ta lindo, as imagens que separou para o post também ficaram incríveis, parabéns ♥
    Quanto ao assunto, acho que tem muita gente que precisa ler esse post, até pelo que tu disse, é um curso "novo" e que precisa ser mais aceito na sociedade, então talvez por isso não se entenda tão bem nosso mercado de estudo e trabalho.

    Beijo da Sté
    www.voudecintaliga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rejane, realmente curso de moda é ralação total e ninguém se dá conta disso. Acho que quem fala mal são realmente pessoas desinformada e totalmente preconceituosas, daqueles que devemos os afastar e ignorar. É o que eu penso! muitos preferem falar mal sem nem procurarem conhecer antes. Esse seu post é excelente viu? Acho que todo muita gente precisaria ler! Bjs

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi gata! Eu tinha muita vontade de conhecer alguém que fizesse moda, justamente por que quis fazer, pensando em ser produtora, jornalista, ou aquele pessoal que monta os looks dos famosos (ó a cabeça da pessoa kkkk), fui num evento de uma faculdade pra saber mais sobre os cursos e tals, mas acabei sem conseguir a vaga pra saber sobre moda .-. agora aprendi bastante contigo, a única coisa que me deixou com um pé atrás agora foram os custos!

    Vou aparecer por aqui sempre, se quiser dar uma olhada no meu blog, tem post novo e tá rolando sorteio. Peixinhos, Gabbe!

    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso!
    Eu fiz um curso de produção de moda e a minha professora é bem conhecida no mercado da moda mineira. Ela sempre deixou bem claro que nunca vai ter glamour nenhum, principalmente na área da produção de moda. E é um curso muito caro, até com a questão de livros para quem sempre quer saber mais, e os materiais para o curso de desenho. Em um projeto, minha amiga e o grupo dela chegaram a desembolsar quase 600 reais para fazer um super trabalho. Tem que ter muita disponibilidade. Mas mesmo assim continua sendo um curso incrível e que eu ainda quero fazer a graduação mesmo e me especializar cada vez mais! <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post.
    Realmente esclareceu várias coisas que eu pensava errado rs

    Mas desculpa, não consigo ver esses desenhos e acreditar que são de alguém não sabia desenhar hahaha não consigo imaginar de verdade.

    Gostei bastante do post.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir