Na faculdade: Desenho de Moda

12:49


Olha quem resolveu aparecer! O final de semestre na faculdade foi intenso e me deixou totalmente sem tempo, então resolvi aproveitar o assunto e falar (e mostrar) como foi esse semestre já que vocês adoram saber o que a gente faz no curso de Moda.

Nesse semestre eu fiz algumas cadeiras (disciplinas) mais teóricas, como Fundamentos da Realidade Brasileira e Custos Aplicados à Moda, e uma cadeira totalmente prática, de Desenho de Moda, que é o motivo desse post.

Já falei outras vezes aqui no blog que eu não gosto muito de desenhar e por isso cadeiras de desenho sempre são um tormento pra mim. Porém, isso não quer dizer que meus desenhos são ruins, mesmo não gostando eu me esforço e dou o meu melhor nos trabalhos (tanto que tirei 10 no trabalho final e to me achando mesmo haha).


Ao longo do semestre aprendemos como montar um croqui, desde a base de corpo, que tem uma proporção diferente, até os acabamentos nas roupas, texturas, estampas, movimentos etc, pintura com canetinha, lápis de cor e aquarela. Para isso, todas as técnicas que aprendemos em outras disciplinas (Metodologia Visual, Desenho de Figura Humana) foram muito importantes para termos noção de sombras, formas e caimentos. 

Fizemos diversos looks livres ao longo do semestre e o trabalho final era uma mini-coleção com 10 looks utilizando como inspiração elementos da exposição entre[CORPOS], que ocorreu na universidade meses atrás. Eu ainda não recebi de volta o trabalho final, mas vou deixar abaixo alguns dos desenhos feitos nas aulas e também um vídeo de como eu faço pra pintar os croquis. Estão longe de ser perfeitos, mas estou muito feliz com o resultado porque achei que nunca conseguiria fazer algo assim.


O material que usamos para o desenho de croquis é bem específico (e caro). Utilizamos um tipo de papel para o desenho das bases, outro diferente (Marker) para a pintura com as canetinhas (ou marcadores), e outro para aquarela. E as canetas para a pintura também são específicas para esse tipo de desenho e por isso são mais caras. Todos os meus materiais eu comprei na Koralle, loja de Porto Alegre especializada em materiais artísticos.

Leia também:
- Faculdade de Moda: os primeiros desenhos
- Mitos e Verdades sobre a faculdade de moda

Começamos com o desenho das bases de corpo, usamos elas por baixo do papel Marker (que tem uma leve transparência) como guia para desenhar os looks. Com isso não precisamos desenhar um corpinho novo para cada look que fizermos. Os desenhos são feitos primeiro a lápis e sem muitos detalhes, pois eles são feitos depois na pintura.



Para pintar os desenhos nós usamos os marcadores Magic Color (ou canetas Tombow ou Sakura Koi) e eu preciso dizer que é muito difícil, precisa muito treino para a cor não ficar manchada ou o desenho não ficar borrado. Até pegar o jeito são muitos desenhos cagados haha. Os acabamentos de sombras, movimentos são feitos depois com lápis de cor, principalmente preto e branco. As vezes, depois de passar a canetinha no desenho a gente acha que vai ficar uma bosta, mas dando os retoques na cor com os lápis e fazendo os acabamentos bem feitos no final dá certo.



Curtiram? Me contem o que vocês tem vontade de saber sobre o curso de Moda que prometo voltar e falar do assunto por aqui!   

You Might Also Like

0 comentários